Paginas

terça-feira, 10 de julho de 2018

CBOE entra com pedido para ETF de Bitcoin

Notícias do Bitcoin Brasil

A CBOE, maior exchange de contratos futuros do mundo, entrou com solicitação para criação de um ETF (Exchange Traded Fund) de bitcoin. A solicitação foi encaminhada para a US Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado financeiro americano.

O pedido focou em esclarecer para os reguladores como será o funcionamento do ETF, cujo objetivo principal é possibilitar que investidores do mercado tradicional possam ter acesso direto e seguro à criptomoedas. O fundo investirá de forma passiva apenas em Bitcoin, e suas atividades serão limitadas a emitir títulos em troca de dinheiro e/ou bitcoins depositados com o agente custodiante ou fundo, mantendo sempre as operações asseguradas financeiramente. A grande mudança é que o mercado tradicional passaria a investir diretamente no instrumento, comprando bitcoins, e não apenas acompanhando suas mudanças de preços.

A grande preocupação da SEC é a falta de regulações vigentes em todo o mundo, causando possível manipulação de preços. Além da CBOE, a SolidX e a Gemini (controlada pelos irmãos Winklevoss) já solicitaram a criação de ETFs de bitcoin e foram rejeitadas pelo órgão regulador, sendo sua principal justificativa o exposto acima. O paradoxo vivenciado trata da dificuldade das exchanges e veículos financeiros em estimular e criar produtos para um mercado em que os órgãos responsáveis não almejam regular, usando como justificativa de suas proibições a própria falta de regulações.

Apesar de haver relutância em aceitar a entrada das criptomoedas no mercado tradicional, juntamente com a preocupação pela segurança dos investidores, a exchange CBOE se mantém otimista com a possível aprovação do fundo, afirmando que seguros serão realizados para garantir a integridade do investidor. As apólices de seguro irão começar com limites de cobertura inicial de USD 25 MM, com coberturas extras de até USD 100 MM, podendo aumentar dependendo do valor dos bitcoins retidos pelo fundo.

Ademais, a SEC anunciou no final de junho que estava trabalhando para a criação de vigências regulatórias voltadas aos ETFs abertos de baixo risco, a fim de impulsionar a inovação no mercado financeiro. Declarações como estas apenas reforçam o bom momento para a criação de um fundo ETF para investimento direto em criptomoedas.

Conheça o Mercado Bitcoin, maior corretora de criptomoedas da América Latina

________________________________________________________________________________________________

Thiago Gonçalves do Nascimento da Costa – Head of Research e Fundador da Blockchain Insper, estudante de economia no Insper

________________________________________________________________________________________________

O post CBOE entra com pedido para ETF de Bitcoin apareceu primeiro em Bitcoin Brasil.



from Bitcoin Brasil https://ift.tt/2KIFrsd
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário