Notícias do Bitcoin Brasil
Uma polêmica interessante começou a se discutida no Twitter hoje, envolvendo o bloco gênesis do Bitcoin. A cada 10 minutos, um bloco contendo um grupo de transações é confirmado e adicionado à rede, tomando como base o bloco anterior. Contudo, foi preciso que um bloco inicial começasse essa sequência. E foi justamente em 3 de janeiro de 2009 que Satoshi Nakamoto começou a primeira moeda descentralizada da história, criando o bloco gênesis.
Cada bloco possui um número especial, e o do bloco gênesis é #00000000000000000021e800c1e8df51b22c1588e5a624bea17e9faa34b2dc4a
Algumas coisas nessa hash chamam a atenção dos fãs de Bitcoin. Grandes figuras já comentaram o assunto, e uma espécie de teoria da conspiração se formou em torno dele. Figuras como Jimmy Song e Emin Gun Sirer já descartaram o tema como bobagem e coincidência, mas muitos ainda especulam sobre o que está por trás dessa sequência de números e letras.
A polêmica
O primeiro ponto se refere ao número de zeros no começo do número. Cada hash precisa ter um número específico de 0s na sua frente, para garantir a dificuldade da mineração proof-of-work. Só que o bloco Genesis contém dois 0s a mais do que o necessário para um bloco ser confirmado em um período tão inicial do Bitcoin. Cada 0 a mais que o computador deve achar aumenta exponencialmente a dificuldade do hash, e não faria sentido colocar mais dois sem motivo na frente.
Importante também seria a sequência de números “21e800”, representando a famosa “teoria de tudo”. Esse conceito vem da física, na qual os cientistas procuram uma teoria que explicaria todas as interações fundamentais do universo – frequentemente é representada como “Teoria E8”. Além disso, á claro, o 21 seria uma referência ao número máximo de moedas: o código do Bitcoin prevê a emissão de 21 milhões de unidades. Alguns usuários sugeriram que 21⁸ representaria o número máximo de Bitcoins. Isso, contudo, é claramente falso, já que 21 milhões é representado por 21⁶.
Outro aspecto da polêmica é o tempo que Satoshi levou para minera o segundo bloco do blockchain. Foram 6 dias, o que sugere um paralelo entre o tempo que Deus levou para criar o Universo, de acordo com a tradição cristã mostrada no livro de Gênesis.
Conclusão
Alguns usuários no Twitter apontaram que “21e800” é apenas uma coincidência. Essa sequência particular de números e letras deveria aparecer mais ou menos uma vez por ano nos blocos. Até hoje, 8 blocos começam com essa sequência, exatamente da mesma forma que o bloco gênesis. O famoso acadêmico do blockchain Emin Gun Sirer chamou todas as especulações em torno de assunto de “astrologia no blockchain”. Jimmy Song, desenvolvedor famoso no meio, afirmou que ver alguma conspiração nesses números é como ver algum significado especial na foto tirada da lua, abaixo.
—————————————————————————————————————————
Marco Antongiovanni é Analista de Mercado de Criptomoedas no Mercado Bitcoin. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e cursando Direito na USP. Entusiasta das criptomoedas e hodler desde 2014.
—————————————————————————————————————————
O post A polêmica do bloco gênesis do Bitcoin apareceu primeiro em Bitcoin Brasil.
from Bitcoin Brasil https://ift.tt/2JX6tM6
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário