Notícias do Bitcoin Brasil
Em estudo publicado sobre crimes financeiros, a auditora KPMG dedica uma seção a “Lavagem de dinheiro e crimes financeiros na era das criptomoedas”.
No artigo, a auditoria afirma que as criptomoedas são uma forma eficaz de contornar o sistema bancário e realizar transações “peer-to-peer”, mas que apesar dos fluxos serem rastreáveis e transparentes, as partes são identificadas por um código anônimo, o que pode ser uma fraqueza no que diz respeito ao combate à lavagem de dinheiro.
Dentre os métodos utilizados para a prática do crime, o artigo destaca o “cripto cleansing”, que envolve o uso de uma conta de um cúmplice sem antecedentes, pseudônimos ou contas e carteiras anônimas, que permitem com que os criminosos driblem a rastreabilidade do blockchain.
O estudo, destinado a orientar bancos e outras instituições financeiras a lidar com as novas práticas ilícitas, afirma que a lavagem de dinheiro com criptomoedas tem uma natureza única, o que pode tornar obsoletos os métodos tradicionais de controle e acompanhamento.
Como caminho para lidar com a questão, o artigo recomenda que autoridades regulatórias e instituições financeiras trabalhem juntos, cabendo às autoridades a criação padrões mais eficazes e atuais de controle e conduta, e aos intermediários a segurança de que seus sistemas são capazes de mitigar ao máximo o risco de crimes financeiros envolvendo criptomoedas, que já é uma preocupação recorrente entre as diversas autoridades no mundo nos últimos anos.
________________________________________________________________________________________________
Pedro Duarte Pinho, estudante de direito da Universidade de São Paulo é membro do CEM – Centro de Estudos do Mercado Financeiro e de Capitais
________________________________________________________________________________________________
O post Estudo da KPMG alerta sobre o uso de criptomoedas em lavagem de dinheiro apareceu primeiro em Bitcoin Brasil.
from Bitcoin Brasil https://ift.tt/2tRjNXk
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário