Paginas

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Competições de blockchain ganham força no Brasil

Notícias do Bitcoin Brasil

O BTG Pactual anunciou neste mês uma competição de blockchain focada em universitários, “um desafio que proporciona aos estudantes das principais universidades do Brasil a oportunidade de imersão no universo de tecnologia no mercado financeiro”. O lançamento desta iniciativa comprova a tendência de incentivo à tecnologia por parte das grandes corporações nacionais, especialmente por meio de competições de blockchain.

O foco do desafio está na elaboração de um projeto utilizando o blockchain para solucionar atividades do dia a dia no mercado financeiro. O documento deverá conter provas de conceito (i.e., modelo prático que possa provar o conceito estabelecido por uma pesquisa) que sustentem a ideia de solução. Após a etapa escrita, os finalistas deverão apresentar o projeto para uma banca de avaliadores interna, e os vencedores ganharão premiações ainda não divulgadas.

A iniciativa parte da necessidade do mercado tradicional se adaptar ao novo. O mercado financeiro é um dos maiores alvos do blockchain, com diversas aplicações desafiando as antigas estruturas. Já existem bolsas de valores testando a liquidação de transações financeiras via blockchain, tornando suas compensações mais rápidas. Atualmente, a liquidação de uma compra ou venda de ativo financeiro pode levar até 3 dias, com o blockchain, isso pode ser instantâneo.

Além da competição promovida pelo BTG, a Blockchain Insper, primeira iniciativa universitária de blockchain no país, já havia promovido internamente uma atividade focada na aplicação do blockchain em soluções variadas. Foram criados desde projetos no campo do direito até jogos eletrônico, sendo o projeto vencedor uma plataforma que utiliza blockchain afim de aliar jogos onlines com apostas, utilizando criptomoedas.

Seguindo a tendência internacional

A cidade de Zug, conhecida como Crypto Valley, já recebeu diversos campeonatos e hackathons voltados ao desenvolvimento de blockchains. Atualmente, existem duas grandes competições abertas promovidas pela Blockchain Competition, uma no campo das finanças e outra no campo imobiliário. Ambas promovem a elaboração de novas startups e projetos voltados à tecnologia em questão, premiando os vencedores em 100 mil dólares.

Além de promover a criação de negócios inovadores, estas iniciativas são importantes para frear o surto de ICOs desnecessários e mal pensados, que apenas deterioram a imagem da tecnologia. Elas incentivam empreendedores a dar um passo atrás e se engajar em competições remuneradas, que tragam boa visibilidade a projetos, antes de ir a público vender ideias possivelmente prematuras.

Conheça o Mercado Bitcoin, maior corretora de criptomoedas da América Latina

________________________________________________________________________________________________

Thiago Gonçalves do Nascimento da Costa – Head of Research e Fundador da Blockchain Insper, estudante de economia no Insper

________________________________________________________________________________________________

O post Competições de blockchain ganham força no Brasil apareceu primeiro em Bitcoin Brasil.



from Bitcoin Brasil https://ift.tt/2KK0y9r
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário