Paginas

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Eleição mexicana põe esquerda no comando

Notícias do Bitcoin Brasil

2018 está sendo marcado como um ano de forte crise para os países emergentes. Exemplo disso são as desvalorizações cambiais de Brasil (-15%), Argentina (-36%), Turquia (-18%), Rússia (-9%) e Índia (-7%). Em meio a tanta desconfiança no grupo, ainda temos eleições no Brasil em Outubro e a eleição mexicana no último final de semana, que sagrou a vitória do Lopéz Obrador, candidato ligado à ala esquerdista mexicana.

Obrador fez sua campanha baseado na anticorrupção e na crítica sobre a elite governista, que ele se refere como “máfia do poder”. Por conta disso, a grande expectativa será sobre seu relacionamento com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante sua campanha, Obrador pediu “respeito aos mexicanos”, disse que não aceitará a construção do muro prometido pelos norte americanos, que enfrentará qualquer política repressiva e que “colocará Trump em seu lugar”, apresar de manter diálogo e laços amigáveis. Em resposta, Trump o parabenizou e disse que “está ansioso por trabalhar com o presidente mexicano” e que “há muito trabalho por fazer que beneficiará à ambos”.

A questão econômica mais importante a se considerar será como a negociação entre os presidentes poderá afetar o Nafta, que é de extrema importância para o México, já que 80% de suas exportações têm como destino os Estados Unidos. O primeiro movimento já foi feito, quando Trump retirou a isenção de tarifa de ações e alumínios para os integrantes do Nafta e o México retaliou, com “medidas equivalentes” em diversos produtos, principalmente agropecuários: carne suína, maçãs, uvas e queijo. O Ministério da Economia do México prometeu manter as tarifas enquanto os Estados Unidos mantiverem a mesma postura.

Em meio aos novos riscos, o México lidera as desvalorizações cambiais do dia entre os emergentes ou desenvolvidos, com queda de 1,3% e queda na bolsa de 1,5%. Dessa forma, o México afetou os outros emergentes, incluindo o Brasil, fazendo com que o EEM, ETF de emergentes, caísse 1,7%.

O post Eleição mexicana põe esquerda no comando apareceu primeiro em Bitcoin Brasil.



from Bitcoin Brasil https://ift.tt/2IMhVEZ
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário